Para adicionar um espaço não útil utilizamos o menu que aparece quando premimos o botão direito do rato no "painel de componentes da fração".
Em alternativa podemos utilizar o menu principal do programa "Processo -> Fracção -> Adicionar ENU" ou ainda premir o botão acima do "painel de componentes da fração".
Aparece uma janela onde vamos introduzir os dados dos espaços não úteis.
Como já vimos anteriormente neste exemplo vamos considerar 3 espaços não úteis:
- Edifício adjacente
- Caixa de escadas / elevador
- Marquise
2. Adicionar um edifício adjacente
Para o edifício adjacente vamos introduzir os seguintes dados:
Como podemos ver a maior parte dos campos estão desativados. O btr para os edifícios adjacentes é sempre 0.6 pelo que não se justifica introduzir mais nenhum dado.
3. Adicionar a caixa de escada
Premimos o botão "Adicionar" e vamos introduzir outro local. Desta vez será a caixa de escada que vamos preencher do seguinte modo:
Como podemos ver continuamos a ter os campos das áreas e volume desativados. Isto ocorre porque estamos a trabalhar num edifício existente e as simplificações para o cálculo do btr dos espaços não úteis estão ativadas. Para alterar esta opção devemos premir o botão na janela principal do dentherm e escolher as opções pretendidas.
Nota:
.1) Influência no cálculo da ventilação
O regulamento permite que os vãos em contato com ENU's sejam considerados para o cálculo da ventilação. No entanto não define regras como considerar o efeito dos ENU's nesses vãos.
Se uma porta contata com um espaço totalmente estanque ou com um espaço com aberturas a sua consideração para a ventilação será diferente. Para isso devemos definir em cada ENU qual o seu efeito para todos os vãos de portas e janelas que contatam com o mesmo.
No nosso exemplo temos "Permeabilidade média" que significa que as portas e janelas de classe de permeabilidade ao ar inferior a classe 1 (ou seja sem classe de permeabilidade ao ar) serão consideradas como sendo de classe 1. As que possuírem melhores classes de permeabilidade ao ar não são alteradas. A opção escolhida não altera o grau de ventilação das caixas de estore (existem outras que alteram)
Caso se pretenda que os vãos com o ENU não sejam considerados para a ventilação deve escolher-se a opção "Completamente estanque".
Premindo o botão "Adicionar" introduzimos o segundo ENU. Vamos agora introduzir a marquise a qual vamos preencher do seguinte modo:
Notas:
.1) Tipo de espaço
Vamos definir o tipo de espaço como "Marquise ou equiparado". Com esta definição se não definirmos uma janela da marquise para o exterior aparece uma mensagem de aviso.
.2) Influência no cálculo da ventilação
Neste exemplo vamos considerar que devido a aberturas existentes na marquise esta pouca alteração provoca ao grau de permeabilidade das janelas que estão em contato com ela pelo que a escolha recai sobre "Completamente permeável". Esta opção faz com que as janelas da fração com a marquise sejam consideradas como exteriores para efeitos do cálculo da ventilação.
.3) Janela da marquise para o exterior
5. Definir a janela da marquise para o exterior
Numa marquise é necessário definir a solução da janela desta para o exterior. Para isso premimos o botão "Definir janela"
Notas:
1) Solução do vão envidraçado
Na janela que aparece vamos escolher a solução pretendida. Caso a dropbox do caixilho não possua nenhuma solução disponível é necessário premir o botão "Soluções" e seguir os passos da "Definir soluções de vãos envidraçados" para escolher que soluções queremos utilizar no processo.
No nosso exemplo estamos a considerar que as janelas da marquise para o exterior não possuem proteções solares pelo que não vamos especificar nenhumas. Para aceitar a escolha da solução premimos o botão "Aplicar".