×
Menu

Definir soluções de vãos envidraçados

 
Neste passo vamos definir as soluções de vãos envidraçados que vamos utilizar no processo. Para simplificar vamos apenas utilizar soluções que já estão na base de dados do dentherm. A criação e alteração de soluções ficará para outros tutoriais.
As soluções aqui criadas ficam automaticamente disponíveis para todas as frações do edifício não sendo necessário definir as soluções para cada uma das frações.
 
1. Especificar uma solução para vãos envidraçados
 
Para aceder à janela das soluções dos vãos envidraçados podemos utilizar uma das seguintes opções:
 
- Pelo menu na janela principal "Componentes->Projecto->Soluções de janelas"
 
- Pelo botão "Soluções" na janela de definição do vão envidraçado nos ENU's:
 
 
- Pelo botão "Ver Soluções" na parte inferior da janela dos vãos envidraçados:
 
 
Através que qualquer uma das opções anteriores vamos abrir a janela de definição das soluções de vãos envidraçados (descrição da janela).
 
2. Escolher uma solução da base de dados do programa
 
No canto superior esquerdo da janela temos as soluções já existentes na base de dados do dentherm. Neste painel vamos escolher a solução correspondente à caixilharia metálica, sem corte térmico com vidro simples, sem quadricula, de 4mm, conforme a imagem seguinte.
 
Após selecionar a solução pretendida premimos o botão para a mesma ficar disponível no nosso processo. Do lado direito da janela temos os dados da solução (que ficou selecionada):
 
 
Notas:
 
.1) Código da solução
O código da solução é uma designação dada ao gravar a solução na base de dados. O código pode ser alterado livremente pelo utilizador mas terá de ser único.
É através deste código que se vai escolher a solução ao introduzir os vãos envidraçados.
 
.2) Vãos da solução
Neste quadro são mostrados os vãos que constituem a solução. Normalmente uma solução apenas possui um vão, as janelas duplas possuem dois. O dentherm não está limitado ao número de vãos que constituem uma solução de janela mas para a ADENE apenas serão exportados os dois primeiros pois no portal só estão previstos vãos simples e duplos.
 
Os valores que aparecem no quadro referentes a Uf, Ug e Emissividade do vidro só são utilizados caso o utilizador opte pelo cálculo do U da solução através da Norma EN ISO 10077-1
 
.3) Coeficiente de transmissão térmica da solução
Os coeficientes de transmissão térmica da solução podem ser definidos através de:
- Um único valor, no qual se especifica logo o Uwdn e não o Uw, não sendo este valor afetado pelas proteções solares (situação menos comum).
- Através de uma tabela de valores como presente no ITE50 (situação escolhida no nosso exemplo). Esta é a situação mais comum para frações existentes.
- Através da norma EN ISO 10077-1. É um calculo mais exato e é o aconselhado para frações novas. É necessário saber o U do caixilho (Uf) e o U do vidro (Ug)
 
 
No nosso exemplo vamos utilizar os valores tabelados e a mesma solução para todas as janelas, incluindo a janela da marquise para o exterior. Vamos premir o botão "Fechar" para sair.
Caso se tenha alterado algum dos dados da solução será necessário premir "Aplicar" antes de fechar a janela.
 
Ver este passo em vídeo