×
Menu

Introduzir os sistemas técnicos

 
1. Quadro dos sistemas técnicos
 
Para ver a listagem dos sistema técnicos vamos premir o botão acima do "painel de componentes da fração".  Aparece uma janela com a listagem dos sistemas técnicos existentes:
 
Notas:
 
.1) Consumo diário de AQS
Neste campo podemos ver qual o consumo de AQS assumido através do número de quartos da fração. Caso se pretenda um consumo diferente deste deveremos assinalar o campo "Outras necessidades" e especificar diretamente o número de l/dia pretendido.
 
.2) Totais das parcelas cumpridas pelos sistemas existentes
Como podemos ver na listagem os sistema existentes cumprem 0% das necessidades de AQS, 0% das necessidades de aquecimento e 0% das necessidades de arrefecimento. Isto significa que estas necessidades estão a ser satisfeitas pelos sistemas por defeito, os quais não aparecem nesta listagem.
 
.3) Isolamento por defeito da tubagem de AQS
A existência de isolamento na tubagem de AQS pode ser definida aqui para um valor por defeito. Este dado pode depois ser alterado individualmente para cada um dos sistemas de AQS e podemos inclusive definir um sistema de AQS com isolamento na tubagem e outro sem isolamento.
No caso de não existirem sistemas de AQS instalados na fração o sistema por defeito utiliza a definição desta janela.
 
2. Adicionar um novo sistema técnico
 
Para adicionar um novo sistema técnico vamos premir o botão no lado direito da janela. Aparece uma janela para definirmos o tipo de sistema técnico a qual vamos preencher do seguinte modo:
 
Notas:
 
.1) Tipo de equipamento e energia
O tipo de equipamento e de energia devem de ser definidos nestas duas dropbox.  Primeiro definimos o Equipamento e depois o tipo de combustível.
 
.2) Dados da instalação
Nestes campos devemos de inserir a fotografia do equipamento e especificar os dados do instalador e da data de instalação. Caso a data de instalação seja desconhecida é utilizado o último dia do ano ou intervalo de anos escolhidos como ano de construção.
Caso não seja inserida nenhuma fotografia o dentherm assume que não foi possível aceder ao equipamento.
 
.3) Funções do sistema
Cada sistema pode possuir diversas funções. Neste quadro vamos especificar quais as funções cumpridas pelo mesmo.
 
 
3. Adicionar uma função ao sistema técnico (AQS convencional)
 
O sistema técnico está escolhido vamos agora atribuir a função de AQS ao mesmo. Para isso premimos o botão no lado direito da janela e vamos escolher a função "Água  quente sanitária"
 
 
Aparece agora a janela para definir as características do sistema para produção de AQS, a qual vamos preencher do seguinte modo:
Notas:
 
.1) Isolamento da tubagem
Nestes campos vamos especificar se a existência do isolamento da tubagem é de acordo com os dados definidos no quadro inicial ou queremos definir uma situação distinta para este sistema técnico.
O dentherm assume que existem isolamento térmico com Rt 0.25 m².ºC/W se a sua espessura for superior a 10mm.
 
.2) Rendimento base e rendimento corrigido
O rendimento base é o rendimento base do sistema sem afetação pela idade ou espessura do isolamento. O isolamento corrigido é o rendimento base afetado pelo fator correspondente à idade do equipamento. A afetação pela existência ou não de isolamento térmico apenas é feita diretamente na folha de cálculo G.
Apenas o rendimento base definido pela opção "Rendimento por defeito" é corrigido pela idade do sistema. Caso o utilizador especifique diretamente o rendimento base no campo o rendimento corrigido será sempre igual a este.
 
.3) Fração das necessidades cumpridas por este sistema
Neste campo vamos definir qual a parcela das necessidades que este sistema cumpre. Este valor pode ser definido através de uma percentagem ou através de um valor fixo (situação pouco comum)
Caso exista um sistema solar este vai sempre ter prioridade em relação ao sistema convencional de AQS. Caso existam diversos sistemas convencionais de AQS e o somatório do cumprimento das necessidades destes seja superior a 100% o dentherm mostra uma mensagem de aviso e efetua a média ponderada de cada um de modo a que o total não ultrapasse os 100%.
 
O valor final do cumprimento das necessidades pode ser confirmado no quadro dos sistemas técnicos.
 
.4) Período de utilização do sistema
Na situação em que o sistema de AQS não seja utilizado todo o ano (caso de lareiras e salamandras instaladas em zonas de estar) podemos definir qual o período em que este é utilizado.
 
4. Dados do sistema técnico no quadro dos sistemas
 
Premimos "Continuar" nesta janela e "Adicionar" na anterior e temos agora um sistema técnico para AQS na nossa listagem:
 
Notas:
 
.1) Eficiência do sistema
A eficiência do sistema que aparece no quadro anterior (0.6) o resultado da eficiência base (0.75) afetado pela idade do sistema. A afetação da eficiência pela existência ou não de isolamento térmico é automática e apenas aparece na folha de cálculo G.
Caso o utilizador especifique diretamente o rendimento base na janela dos dados do sistema este valor não é afetado pela idade do sistema, sendo no entanto pela existência ou não de isolamento na tubagem de AQS.
 
5. Listagem dos sistemas técnicos na árvore das componentes
 
Concluída a introdução do sistema técnico podemos ver o mesmo na listagem dos componentes:
 
Ver este passo em vídeo