Em relação às pontes térmicas lineares vamos considerar as seguintes no nosso exemplo:
PTL1 - Fachada com piso intermédio - 28 ml
PTL2 - Fachada com piso intermédio (caixa escada) - 5 ml
PTL3 - Fachada com varanda (Marquise) - 6 ml
PTL4 - Duas paredes verticais em ângulo saliente - 5.2 ml
PTL5 - Fachada com caixilho (exterior) - A calcular pelo dentherm
PTL6 - Fachada com caixilho (caixa escada) - A calcular pelo dentherm
PTL7 - Fachada com caixilho (marquise) - A calcular pelo dentherm
1. Adicionar uma ponte térmica linear
Para adicionarmos um vão opaco utilizamos o menu que aparece quando premimos o botão direito do rato no "painel de componentes da fração" e escolhemos a opção "Adicionar PTL".
Como alternativa podemos escolher o menu "Processo->Fracção->Adicionar PTL" ou ainda premir o botão acima do "painel de componentes da fração".
Vamos adicionar a PTL1 descrita anteriormente tal como mostra na janela seguinte:
Notas:
.1) Espaço não útil
Quando a PTL está em contato com um espaço não útil devemos especificar neste campo de qual se trata. O texto "---" significa que está em contato com o exterior.
.2) Comprimento da ponte térmica linear
Neste campo devemos definir o comprimento da ponte térmica linear. O valor pode ser introduzido diretamente no campo ou através de uma fórmula premindo o botão .
Caso o tipo de PTL seja de fachada com caixilho ou de fachada com caixa de estore podemos premir o botão para o dentherm nos auxiliar nas respectivas medições.
.3 Botão "Adicionar" e botão "Aplicar"
O botão aplicar serve para substituir uma PTL já existente. Utilizamos as setas para escolher a PTL pretendida e após efetuar as alterações premimos "Aplicar".
O botão "Adicionar" serve para adicionar uma nova PTL. Após adicionarmos a PTL ficamos a editar uma cópia da mesma na qual vamos efetuar as alterações para podemos adicionar a PTL seguinte.
2. Adicionar as restantes PTL's
Premimos adicionar e temos a ptl inserida no processo. A janela não é fechada mas o nome da PTL inserida é eliminado. Podemos especificar os dados de uma nova PTL, desta vez vamos inserir a PTL2 conforme a imagem seguinte:
Aqui a diferença é a escolha de um "Espaço não útil" para afetar a PTL.
A introdução da PTL3 e da PTL4 deverá ser feita do mesmo modo não existindo nenhuma dificuldade.
3. Cálculo automática da PTL de fachada com caixilho
Para a introdução da PTL5 vamos permitir que seja o dentherm a obter a medida. Após escolhermos o tipo da PTL como sendo "Fachada com caixilharia" podemos ver que o botão fica ativado. Premindo esse botão ficamos com a seguinte janela com a listagem de todos os vão de portas e janelas que existem:
Notas:
.1) Sugerir medições
Serve para o dentherm sugerir as medições para o tipo de PTL selecionado. Qualquer alteração que já tenha sido efetuado no quadro é eliminada
.2) Aferição da envolvente
Quando temos um vão selecionado podemos aferir quais os contornos que queremos contabilizar através desta imagem.
.3) Largura da caixa de estore
É normal a caixa de estore ter uma largura superior à janela. Neste campo vamos especificar qual a dimensão da caixa de estore para cada lado da janela.
.4) Adicionar outra dimensão
Além dos valores medidos pelo programa podemos adicionar uma dimensão qualquer através deste campo. Isto é útil por exemplo para janelas redondas pois o dentherm são considera automaticamente o perímetro destas.
Uma das formas de calcular a dimensão das ptl's seria escolher vão a vão e selecionar o contorno pretendido na imagem do lado direito. No entanto aconselhamos que este processo seja apenas utilizado para efetuar ajustes e que a medição geral seja sugerida pelo dentherm. Para isso vamos premir o botão "Sugerir" no topo da janela e escolher as opções de sugestão conforme a janela seguinte:
Vamos deixar as opções por defeito que vão implicar o seguinte:
- As soleiras das portas e das janelas com pelo menos 1.8m de altura não são contabilizadas (já estamos a considerar como fachada com piso intermédio por exemplo)
- A porta com a caixa de escadas e a janela com a marquise não são contabilizadas (pois na janela inicial das PTL não temos nenhum espaço não útil escolhido)
Premindo continuar vamos ter a seguinte imagem:
Podemos ver os ícones a amarelo que mostram o contorno considerado para cada elemento. Para a janela J5 e para a porta PO não foi selecionado nenhum contorno. Premimos aceitar para considerar esta medida (18m)
Para introduzir a PTL6 e PTL7 utilizamos a mesma sequência da PTL5 mas com o cuidado de selecionar um ENU (caixa de escada para a PTL6 e marquise para a PTL7) antes de premir o botão .
4. Listagem das pontes térmicas lineares
Terminada a introdução das PTL podemos ver a sua listagem na árvore dos componentes: