O dentherm pode calcular a ventilação de acordo com a Norma EN 1542 e substitui totalmente a folha de ventilação do LNEC. Para aceder aos dados da ventilação utilizamos o menu que aparece quando premimos o botão direito do rato no "painel de componentes da fração" e escolhemos a opção "Ventilação".
Como alternativa podemos escolher o menu "Processo->Fracção->Ventilação" ou ainda premir o botão acima do "painel de componentes da fração".
Aparece uma janela onde vamos escolher o modelo de cálculo da ventilação e a sua descrição.
Notas:
.1) Método de cálculo
Neste campo vamos definir o método de cálculo da ventilação. Caso o método escolhido seja "Segundo EN 15242" então o dentherm assume que o cálculo será efetuado internamente. Caso seja outro o utilizador deverá especificar diretamente os dados dos campos seguintes.
.2) Dados da ventilação utilizados para o cálculo da fração
Nestes campos são mostrados os valores dos Rph estimado (obtido através do cálculo) e os utilizados para o cálculo para a situação de Verão e Inverno da fração.
Podemos ver que para valores muito baixos do caudal estimados os valores diferem.
.3) Consumo dos ventiladores
Neste campo podemos ver o consumo dos ventiladores. Caso seja o dentherm a efetuar o cálculo da ventilação este valor é obtido através dos ventiladores introduzidos nos dados da norma.
.4) Recuperação de calor
Nestes campos estão os rendimentos ponderados dos sistemas de recuperação de calor discriminados. Caso seja o dentherm a efetuar o cálculo da ventilação este valor é obtido através dos ventiladores introduzidos nos dados da norma.
2. Descrição da ventilação
Primeiro vamos editar a descrição da ventilação (botão ) e escolher a descrição "Típica" na janela que aparece:
3. Dados para o cálculo pela EN 15242
Com a descrição definida vamos calcular a ventilação de acordo com a EN 15242. Premimos então o botão "Dados para cálculo segundo EN 15242". Na janela que aparece vamos apenas especificar uma área de abertura de janela correspondente à janela da casa de banho:
Notas:
.1) Área de abertura da janela da casa de banho
O regulamento permite a utilização de uma área até 250cm² por cada janela exterior das casas de banho, podendo ser considerada uma área inferior a essa. No entanto neste exemplo optámos por considerar os 250 cm²
.2) Rph de verificação mínimo
Este dado apenas é importante quando estamos a trabalhar com edifícios novos ou grandes intervenções. Para edifícios existentes não tem significado.
A folha de ventilação do LNEC, para edifícios existentes, utiliza um Rph mínimo de verificação igual ao Rph estimado. No entanto o regulamento não prevê nenhuma distinção deste valor para os diferentes tipos de edifícios.
.3) Área das portas, janelas e respectiva classe de permeabilidade ao ar
Todos esse dados já foram especificados na introdução dos vãos. O dentherm automaticamente vai buscar todos os dados relevantes.
Premindo aceitar temos os dados da ventilação definidos.