×
Menu

Definições gerais do processo

 
 
Neste capítulo vamos definir os dados gerais do processo, do requerente e da fração.
 
1. Criar um novo processo
 
Ao iniciarmos o dentherm vamos escolher a opção de criar um novo projecto.
 
 
2. Dados gerais do processo
 
Na janela principal vamos preencher os dados conforme a imagem seguinte:
 
 
O "tipo de processo" e "contexto" aparecem por defeito como "Existente" e "Certificado" pelo que não vamos altera nada nestes. A altitude do local não vamos introduzir agora pois vamos utilizar a funcionalidade de "Importar de Coordenadas" após introduzirmos as coordenadas do local.
 
Notas:
 
.1 ) Data do processo
A data do processo assinalada não corresponde à data de entrada do processo na câmara municipal. Mas uma data anterior a Dezembro de 2013 evita que o dentherm mostre uma mensagem em que avisa que os processos após Dezembro de 2013 não devem ser tratados como edifícios existentes. 
Para edifícios existentes esta data não influencia o cálculo nem aparece em nenhum ponto do certificado. Para edifícios novos e grandes intervenções é através desta data que o dentherm escolhe o Modelo de cálculo a utilizar.
 
.2) Descrição do procedimento
A descrição do procedimento é importante para processos de edifícios novos ou grandes intervenções pois aparece na memória descritiva que é entregue na Câmara Municipal. Para a certificação de edifícios existentes este campo não é utilizado pelo que muitos peritos não o preenchem.
 
 
3. Dados do requerente e técnicos
 
No painel do requente e dos técnicos vamos apenas preencher os dados referentes ao requerente.
Caso o certificado seja necessário para emissão de um alvará de utilização o campos dos restantes técnicos deverão também ser preenchidos para emissão da Ficha n.º 2. Caso seja um pré-certificado deverá ser preenchido o campo do projetista.
 
 
Notas:
 
.1) Número de telefone
Um erro comum que acontece na exportação dos certificados para xml é o fato de o número de telefone do requerente ser muito restritivo. O campo conforme os requisitos da Adene é um número inteiro pelo que o maior número que podemos inserir é 2147483647. Sendo assim não é possível inserir códigos de países e caso se insira um algarismo a mais também ocorre um erro.
 
.2) Requerente
O dentherm permite que sejam introduzidas diversas frações no mesmo processo e permite mesmo introduzir frações de serviços em conjunto com frações de habitação. No entanto obriga que todas as frações possuam o mesmo requerente.
Esta restrição está para ser alterada no futuro.
 
 
4. Dados da fração
 
No painel dos dados da fração vamos introduzir os dados de acordo com a imagem seguinte. Por enquanto não estamos a introduzir as definições geométricas, inércia ou os textos da fração.
 
 
As definições geométricas irão ser inseridas no próximo
 
Notas:
 
.1) Nome da fração
Neste campo podemos escolher a fração com que estamos a trabalhar (em alternativa podemos fazer o mesmo através da árvore das frações no painel do lado esquerdo) ou alterar a designação da fração através do botão "Nome".
Premindo o botão "Nome" aparece uma janela para se alterar o nome da fração:
 
.2) Tipo de fração
É neste campo que escolhemos se a fração é de habitação ou de serviços. Caso se escolha a opção serviços o método de cálculo passa a ser o método dinâmico simplificado. Por defeito o campo está como de habitação.
 
.3) Ficha 2
É neste campo que vamos definir se a ficha n.º 2 vai ser exportada ou não. Para não exportar deve-se escolher a opção "Não aplicável" que é a opção por defeito.
 
.4) Localização e altitude do local
As coordenadas da localização devem ser introduzidas em formato numérico de graus decimais podendo ser importadas através de um ficheiro Kmz ou Kml exportado através do Google Earth.
No nosso exemplo como nos dados gerais do processo não introduzimos a altitude do local vamos agora importar a mesma após introdução das coordenadas do local. No painel do processo vamos premir o botão "Importar de Coordenadas"
Vemos então que a altitude para o local passou para 74 m. O dentherm utiliza a base de dados do Google Earth para obter as altitudes dos locais.
 
 
5. Campos a preencher posteriormente
 
.5) Inércia
Neste exemplo não vamos efetuar o cálculo da inércia através da massa dos elementos, pelo que poderíamos concluir a definição da inércia agora. No entanto aconselhamos a manter sempre a mesma sequência de trabalho para todas as situações pelo que só vamos definir a inércia após introdução das envolventes exteriores.
 
.6) Textos da fração
Os textos da fração possuem algumas descrições que são automáticas e dependem, por exemplo, dos equipamentos instalados ou da ventilação, pelo que é preferível definir estes textos apenas no final.
 
Ver este passo em vídeo